Proteômica

Consulte-nos!

Um encontro de expertise científica e inovação.

A disponibilidade de ambientes tecnológicos para você realizar seus experimentos é uma realidade.

As análises proteômicas ganham destaque pela possibilidade de se caracterizar o espectro proteico de organismos.

São experimentos de alta complexidade que requerem equipamentos como cromatografia e espectrômetros de massa.

Os melhores equipamentos do mercado, com um time de experts prontos para o seu experimento.

Além do alto investimento em ativos, existe a necessidade da capacitação de time especializado nestas análises.

Oferecemos estes serviços numa grande gama de possibilidades e com fácil interação com os pesquisadores clientes.

Utilizar nossa estrutura é contar com o requinte de equipamentos de última geração associado a um time de experts no assunto.

A proteômica estuda a distribuição, a abundância, as modificações, as interações e as funções de uma ou de um grupo de proteínas, ou do conjunto de proteínas em uma célula ou organismo.
Para a maioria das técnicas proteômicas aplicadas, é necessária a digestão das proteínas e análise de seus peptídeos, tendo sua identificação realizada através do uso de espectrometria de massas onde a medição precisa da massa e da carga, seguida de comparação computacional dos resultados com bancos de dados, muitas vezes permite identificar de qual proteína foram derivados.
Para amostras biológicas complexas com misturas de muitas proteínas, é necessária a combinação de dois ou mais métodos ortogonais de separação para aumentar a capacidade de separação dos fragmentos e, com isso, um maior poder de resolução, como LC-MS/MS. Nos últimos anos, vários métodos cromatográficos multidimensionais podem ser utilizados em estudos proteômicos shotgun, como cromatografia hidrofóbica ou troca iônica e gel filtração de alta resolução

A Plataforma Proteômica disponibiliza os seguintes serviços:
– Purificação e preparo de amostra;
– Focalização isoelétrica
– Eletroforese e análise 2D de proteínas;
– Excisão de spots/bandas de gel
– Digestão de proteínas
– Concentração e secagem de amostras;
– Análise por espectrometria de massas para identificação.

Espectrometria de Massas
A espectrometria de massas é uma técnica analítica valiosa para identificação, caracterização e quantificação de analitos. Nessa técnica, as moléculas em uma amostra são convertidas em íons em fase gasosa, que são separados no espectrômetro de massas de acordo com sua razão massa sobre a carga (m/z). Os íons produzidos são característicos de um determinado analito e, portanto, é possível sua identificação a partir do espectro de massa gerado.
A proteômica baseada na espectrometria de massa depende da dissociação/fragmentação de peptídeos e/ou proteínas para fornecer informações sobre suas sequências e estruturas. Diferentes tipos de espectrômetros de massa são compatíveis para determinados tipos de análise, como pode ver na descrição dos nossos espaços tecnológicos, e os espectrômetros de massas híbridos com diferentes analisadores acoplados podem ampliar a sua utilidade.
A identificação computacional de proteínas é feita com o auxílio de bancos de dados ou através da busca de similaridades entre espectros, utilizando softwares de busca que comparam a razão m/z teórica e experimental dos peptídeos analisados.

Consulte os profissionais nas várias plataformas regionais e solicite maiores informações.

Para utilizar a nossa rede de plataformas tecnológicas, cadastre seu grupo de pesquisa.